NotíciasSaúde

Dia Europeu Enfermeiro Perioperatório

Por 15 de Fevereiro, 2022No Comments

Cova da Beira e Hospital de Guimarães assinalam data.

A Equipa de Enfermagem do Bloco Operatório do Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB) associa-se às comemorações do Dia Europeu do Enfermeiro Perioperatório, que se assinala dia 15 de fevereiro, com o objetivo de promover a visibilidade do trabalho desenvolvido por estes profissionais e ajudar a desenvolver a literacia na área da segurança cirúrgica.

Neste âmbito, ao longo da semana o CHUCB irá partilhar, nas redes sociais da instituição, vídeos realizados pela equipa de enfermeiros perioperatórios, ilustrativos das dinâmicas e desafios vários que se colocam a esta carreira profissional e, acima de tudo, reveladores da importância que as atividades formativas têm na sua prática clínica diária.

A campanha deste ano, dedicada ao mote «Enfermagem Perioperatória: A Educação Melhora a Prática» lembra que a educação em ambiente perioperatório, nas suas vertentes de ensino e formação contínua, contribui decididamente para a melhoria do desempenho dos enfermeiros e da restante equipa multiprofissional, o que resulta em benefícios óbvios para os utentes.

A Enfermagem Perioperatória é uma área clínica especializada da Enfermagem, que se destaca pela dinâmica evolutiva do seu contexto e pela necessidade de formação contínua, de forma a poder fazer face à constante inovação técnico-científica e assim, prestar cuidados efetivos, seguros e avançados às pessoas que vão ser submetidas a cirurgias ou outras terapêuticas invasivas realizadas em contexto perioperatório.

Hospital da Senhora da Oliveira – Guimarães assinala efeméride

Também o Hospital da Senhora da Oliveira – Guimarães (HSOG) assinala esta data com uma ação de sensibilização, destacando a importância do trabalho destes profissionais na prestação de um serviço de excelência à comunidade.

Esta ação de sensibilização junto da população visa aumentar a literacia sobre esta temática, envolvendo o doente e otimizando a informação que lhe é dirigida. Visa, igualmente, aumentar a segurança do utente e dos profissionais, valorizando o seu desempenho.

De: https://www.sns.gov.pt/noticias/2022/02/15/dia-europeu-do-enfermeiro-perioperatorio-2/