NotíciasSaúde

Dia Internacional da Criança com Cancro

Por 15 de Fevereiro, 2022No Comments

IPO do Porto assinala data com a exposição «As cores do cancro».

Esta terça-feira, dia 15 de fevereiro, data em que se assinala o Dia Internacional da Criança com Cancro, o Instituto Português de Oncologia do Porto Francisco Gentil (IPO do Porto) inaugura a exposição de ilustração «As cores do cancro», realizada em parceria com a Cooperativa Árvore.

São 19 ilustrações de diferentes autores que traduzem as «frases-pensamento» de crianças e jovens que passaram pelo Serviço de Pediatria do IPO do Porto. Em 2020, os pequenos protagonistas foram desafiados a definir em palavras o cancro por cores, de forma a expressar a sua relação com a doença e o processo de tratamento. Agora, esta vivência está ilustrada em obras de 19 conceituados artistas plásticos.

Para assinalar a efeméride, o Serviço de Pediatria organizou uma sessão comemorativa e de sensibilização para o cancro pediátrico que vai contar com dois painéis de discussão. O primeiro subordinado ao tema «Abrir Janelas para a Vida», uma reflexão sobre o contributo das instituições e associações de doentes para a melhoria da qualidade de vida dos doentes pediátricos; o segundo que vai abordar o tema «A Arte e o Cancro». As sessões serão moderadas pela jornalista Susana Pinheiro, seguindo-se a inauguração da exposição.

«Esta exposição pretende ilustrar o que as crianças pensam sobre a doença, como a encaram, como a veem. Ou seja, serve também para mostrar a vivência destas crianças no contexto da doença oncológica», explica Ana Maia Ferreira, diretora do Serviço de Pediatria do IPO do Porto.

De: https://www.sns.gov.pt/noticias/2022/02/15/dia-internacional-da-crianca-com-cancro-2/