As lideranças têm um papel fundamental na motivação e no apoio aos trabalhadores, disse Margarida Tavares.

“É absolutamente necessário fazer promoção da saúde na área laboral, considerando medidas de saúde ocupacional e de saúde pública”, defendeu Margarida Tavares, na apresentação do livro “Avaliar, Intervir e Prevenir os Riscos Psicossociais”, que decorreu no dia 22 de fevereiro, na sede da Ordem dos Psicólogos Portugueses, em Lisboa.

Na sua intervenção, a Secretária de Estado da Promoção da Saúde salientou a importância das lideranças na aplicação de estratégias de prevenção de riscos, de políticas de gestão de Recursos Humanos e de práticas de retenção de talento, sobretudo porque “a promoção da qualidade de vida e do bem-estar no trabalho tem um impacto direto na saúde dos trabalhadores e na saúde da organização”, disse.

“O local de trabalho é mesmo um local privilegiado para fazer a promoção de uma cultura de tolerância e de zero discriminação, prevenindo a violência e a assédio”, defendeu a governante. “Se não formos capazes de fazer isso, perdemos uma grande oportunidade de desenvolvimento económico e social”, alertou.

Margarida Tavares considera que “existe o risco de Portugal perder uma nova geração de trabalhadores” que hoje tem uma “visão diferente dos problemas das atuais lideranças”. A secretária de Estado identificou “a insegurança laboral, o conflito trabalho e vida pessoal e familiar, a discriminação, a justiça organizacional e as exigências laborais como questões que estão na ordem do dia, de uma atualidade desconcertante, onde há muito a fazer”.

A secretária de Estado considera que é necessária produzir mais informação sobre stresse laboral, burnout, violência, assédio moral e sexual no trabalho, agradecendo aos autores do livro “o contributo que ajuda a sensibilizar e enquadrar e encontrar ferramentas e instrumentos adequados para os profissionais em geral e os dirigentes poderem inovar nesta área”.

De: https://www.sns.gov.pt