Secretária de Estado e Ministro da Saúde participaram no evento da DGS.

A Direção-Geral da Saúde (DGS) apresentou esta quarta-feira, 21 de fevereiro, o Plano Nacional de Saúde (PNS) 2030, com os compromissos e objetivos para a década. Na cerimónia no centro Ismaili, em Lisboa, foi ainda assinado o Pacto por uma Saúde Sustentável, com a adesão de 12 entidades e dos programas prioritários da DGS, com o objetivo de dar o pontapé de saída para a implementação de ações no terreno.

Na sessão de abertura, a Secretária de Estado da Promoção da Saúde sublinhou que o PNS2030 é um referencial estratégico para responder aos grandes desafios de saúde da atualidade. “Um Plano Nacional de Saúde deve consistir em dois planos: um propõe os horizontes que queremos alcançar enquanto sociedade; e outro propõe o caminho para chegar lá. Assim, o plano deve ser periodicamente monitorizado, atualizado, corrigido (se necessário) e complementado com novos horizontes”, frisou Margarida Tavares.

Anos decisivos

Estes são “anos decisivos” para o reforço das políticas de saúde, reiterou a Secretária de Estado da Promoção da Saúde, elencando os principais desafios: responder às necessidades aumentadas de saúde da população, promover cidades mais saudáveis e fazer face à crise climática.

“Devemos investir na proteção da saúde de todos, olhando de forma mais cuidada ainda para os que vivem em situação de maior vulnerabilidade. O Estado tem a obrigação de investir em saúde mais do que cada pessoa seria capaz de fazer individualmente, contribuindo para reduzir as desigualdades. e, portanto, as desigualdades na saúde”, acrescentou Margarida Tavares.

A governante aproveitou ainda a ocasião para dar os parabéns à DGS pelo esforço em matéria de cooperação internacional, de que é exemplo o recente exercício de avaliação por pares do novo mecanismo da Organização Mundial de Saúde (UHPR), de preparação e resposta a emergências.

“Um plano pensado para a sociedade justa que temos em mente, para além de integrar e respeitar as escolhas das cidadãs e dos cidadãos que lhe dão corpo, deve incorporar a flexibilidade inteligente de se saber atualizar, ou de antecipar novos desafios ou responder ao inesperado no tempo da sua vigência”, frisou.

“Não há desenvolvimento sem saúde”

Já no encerramento da sessão, o Ministro da Saúde sublinhou o compromisso e a responsabilidade de “deixar às gerações futuras comunidades mais saudáveis, socialmente mais justas e ambientalmente mais preparadas”, os grandes eixos do PNS2030.

“Se alguma coisa nos ensinou a pandemia é que não há desenvolvimento e não há economia sem saúde. Não há país e não há futuro sem uma população saudável, do nascimento até à velhice”, apelou Manuel Pizarro, vincando a importância de inverter os atuais indicadores: “Nenhum sistema de saúde pode ser sustentável com metade da população com excesso de peso ou com 30% da população com diabetes ou pré-diabetes”.

O Ministro da Saúde reiterou que a descentralização de competências de saúde para as autarquias e a criação das Unidades Locais de Saúde são oportunidades para reforçar as intervenções fora das quatro paredes da saúde, um movimento necessário para melhorar os indicadores de saúde no país.

Aproveitar o país

Mas há mais elementos que podem ser postos ao serviço da saúde, elencou. Manuel Pizarro defendeu que o envelhecimento da população deve ser encarado como um sucesso do país e não como desvantagem e que há condições propícias em Portugal para reforçar a aposta na saúde: um SNS que garante há 45 anos acesso universal à saúde, boas condições climáticas para promover a atividade física ao ar livre e a dieta mediterrânica.

Destacou por fim três grandes desafios para os próximos anos: implementar estilos de vida e práticas mais sustentáveis do ponto de vista ambiental, também no setor da saúde; combater a desinformação e o obscurantismo e diminuir a pobreza. “Este tem de ser um compromisso do país: combater as desigualdades, promover o crescimento económico mas também políticas inclusivas para os que chegam a Portugal”, concluiu.

De: https://www.sns.gov.pt