Serviço funcionará em articulação com o Serviço de Aconselhamento Psicológico da linha telefónica SNS 24 e deverá chegar a todo o país.

A criação de uma linha nacional gratuita e a funcionar 24 horas por dia para a prevenção do suicídio e de comportamentos auto lesivos, coordenada e composta por profissionais de saúde mental, foi publicada esta segunda-feira, 5 de fevereiro, em Diário da República.

De acordo com o diploma, a linha deve funcionar em articulação com o Serviço de Aconselhamento Psicológico da linha telefónica SNS 24 e servir todo o país. Deve prestar aconselhamento através de voz e de outras plataformas de comunicação, incluindo por mensagem e funcionar com recurso a intérpretes de língua gestual portuguesa e tradutores de línguas estrangeiras com expressão em território nacional.

A regulamentação será feita em articulação com a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental, em estreita colaboração interministerial e com representantes das ordens profissionais de profissionais de saúde mental, de sociedades científicas e de entidades da sociedade civil com trabalho na área, refere ainda o diploma.

Para saber mais, consulte:

Lei n.º 17/2024
ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA
Cria uma linha nacional para a prevenção do suicídio e de comportamentos autolesivos

De: https://www.sns.gov.pt