Ricardo Mestre reuniu-se com trabalhadores para anunciar adesão aos acordos coletivos de trabalho.

“Hoje é um dia importante para o Hospital de Vila Franca de Xira e para o SNS. Hoje temos condições para que os profissionais possam aderir aos acordos coletivos de trabalho que temos em todos os hospitais do SNS, valorizando as suas condições remuneratórias e valorizando as equipas. Este é um direito dos profissionais e damos um passo decisivo para o concretizar”.

Esta foi a mensagem deixada pelo Secretário de Estado da Saúde após uma reunião com os trabalhadores do Hospital de Vila Franca de Xira, onde esteve esta quinta-feira, 20 de julho. Ricardo Mestre apresentou o processo de adesão aos Instrumentos de Regulação Coletiva de Trabalho do Serviço Nacional de Saúde, que vai agora concretizar-se nos hospitais que transitaram da gestão em PPP para a gestão pública, permitindo a passagem ao Período Normal de Trabalho de 35 horas, além da integração na carreira estruturada da administração pública e respetivas perspetivas de evolução.

Ricardo Mestre destacou o “trabalho de bastidores e muitas vezes invisível dos conselhos de administração dos hospitais para criar melhores condições para os profissionais”, dando como exemplo este processo. “Este é um dia esperado porque representa a reposição de um direito e melhores condições para valorizar quem trabalha e quem virá a trabalhar neste hospital”, salientou, deixando a expectativa de que a adesão aos acordos coletivos de trabalho por parte dos diferentes grupos profissionais possa ter efeitos a 1 de setembro.

No Hospital de Vila Franca de Xira, deverão ser abrangidos 841 trabalhadores, com um impacto orçamental estimado em 2,6 milhões de euros. O governante salientou que este é um passo decisivo dentro do projeto maior de valorização profissional e requalificação do Serviço Nacional de Saúde, para que concorrem medidas como a criação de Unidades de Saúde Familiar (USF) nos cuidados primários e Centros de Responsabilidade Integrados (CRIs) nos hospitais.

Em ambos os casos, são unidades funcionais em que trabalham equipas multidisciplinares, cujo desempenho está associado à remuneração, constituídas por proposta dos próprios profissionais, o que visa descentralizar a gestão e o planeamento dentro das instituições e aumentar a resposta à população. Nesse contexto, o Secretário de Estado da Saúde saudou a recente constituição de nove CRIs no Hospital de Vila Franca de Xira. “É assim que vamos reorganizar os hospitais e o SNS e é por isso com enorme satisfação pessoal e política que vos vejo dar este passo”, afirmou.

De: https://www.sns.gov.pt/noticias/2023/07/21/secretario-de-estado-da-saude-no-hvfx/