Curso de formação para forças de segurança decorre a 30 de maio.

O Gabinete de Segurança do Ministério da Saúde, em parceria com o Plano de Ação para a Prevenção da Violência no Setor da Saúde (PAPVSS) vai levar a cabo o curso “Prevenção da Violência no Setor da Saúde”, parceria entre Ministério da Saúde e GNR dirigida aos seus profissionais.

A formação, que se realiza no dia 30 de maio, em formato virtual, desenvolve-se em articulação com a Guarda Nacional Republicana (GNR), tem como destinatários a rede de pontos de contacto desta força de segurança e visa potenciar sinergias e a articulação entre as forças de segurança e o Serviço Nacional de Saúde (SNS), de forma a estabelecer respostas protetivas, céleres e eficazes em situações de violência no Setor da Saúde.

O PAPVSS, integrado no Programa Nacional de Prevenção da Violência no Ciclo de Vida e coordenado a partir da Direção-Geral da Saúde (DGS), foi aprovado pela Resolução de Conselho de Ministro nº 1/2022, de 5 de janeiro. Preconiza o policiamento de proximidade e programas especiais de polícia destinados a prevenir a criminalidade nos serviços de saúde, pelo que esta articulação com a GNR é fundamental.

De: https://www.sns.gov.pt/noticias/2022/05/20/prevencao-da-violencia-no-setor-da-saude-2/