NotíciasSaúde

Conferências de Saúde Pública da Guarda

Por 12 de Abril, 2022No Comments

“Doenças de notificação obrigatória evitáveis por vacinação” é o tema em debate.

A Unidade de Saúde Pública a Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda organiza o I Ciclo de Conferências de Saúde Pública da Guarda, a decorrer durante o ano de 2022. Este ano, como área temática, serão abordadas as “Doenças de notificação obrigatória evitáveis por vacinação”.

O Programa Nacional de Vacinação permitiu controlar e eliminar um conjunto de doenças que, no passado, apresentavam elevada morbilidade e mortalidade. O sucesso do programa levou, no entanto, a uma diminuição da perceção do risco por parte dos profissionais de saúde, levando a que doenças como o sarampo, a tosse convulsa ou a rubéola possam não ser identificadas de forma precoce na prática clínica.

De acordo com a ULS da Guarda, objetivo do I Ciclo de Conferências é assim a capacitação dos profissionais de saúde para o diagnóstico e abordagem de casos suspeitos ou confirmados destas doenças, em estreita articulação com os serviços de Saúde Pública.

A primeira sessão decorrerá em formato online, via Teams, às 11h de dia 26 de abril e será dedicada ao tema “Difteria e Tosse Convulsa”.

Esta sessão é gratuita, mas carece de inscrição, até dia 21, através do link: https://forms.office.com/r/GWk9tFCJzE

De: https://www.sns.gov.pt/noticias/2022/04/12/i-ciclo-de-conferencias-de-saude-publica-da-guarda/