Efeméride tem como objetivo sensibilizar a população para a doença.

Comemorado a 31 de março, o Dia Nacional do Doente com Acidente Vascular Cerebral (AVC) foi instituído no ano de 2003, com o objetivo de sensibilizar a população para a realidade da doença em Portugal, enquanto doença prevenível e tratável, e a melhoria das práticas clínicas nesta área.

Comemorações

Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra

O Serviço de Neurologia/Unidade de AVC do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) vai assinalar a data com uma caminhada comemorativa, iniciativa que vai já na 7.ª edição, a qual vai ter lugar no próximo dia 2 de abril. A caminhada é aberta à população em geral, com partida da portaria principal dos Hospitais da Universidade de Coimbra, pelas 09h15.

Centro Hospitalar Universitário do Algarve

O Centro Hospitalar Universitário do Algarve associa-se às comemorações com um conjunto de iniciativas promovidas pelas equipas multidisciplinares nas várias unidades hospitalares.

Em Faro, está agendada uma palestra temática. A iniciativa, que decorre entre no dia 30 de março, entre as 9 e as 11h40, no auditório da Unidade Hospitalar de Faro vai proporcionar a apresentação de temas como: «O circuito de reabilitação após AVC», «O cérebro em contradança», «Espaço saúde 360º Algarve», «Adesão terapêutica» e «Oferta desportiva no concelho de Faro».

Ainda no mesmo dia, e com o objetivo de fomentar hábitos de vida saudáveis, a organização, em parceria com o Grupo Pegadas à 4ª feira, promove a «Caminhada do AVC pela cidade de Faro». O Ponto de encontro será no Fórum Algarve, pelas 19h30.

Na unidade de Portimão, a efeméride vai ser assinalada a partir do dia 31 de março com uma exposição no hall da entrada principal que tem como objetivo sensibilizar a população para a problemática do AVC.

No dia 31 de março as equipas multidisciplinares de Faro e de Portimão vão visitar as escolas aderentes à campanha «Heróis Fast», numa “ação de sensibilização.

Segue-se pelas 12 horas, no refeitório do CHUA em Faro uma iniciativa interna denominada «Almoço – comer com saúde é comer com sabor».

De: https://www.sns.gov.pt/noticias/2022/03/30/dia-nacional-do-doente-com-avc-10/