Hospital de São João investe 7,6 milhões de euros em novos equipamentos.

O Hospital de São João, no Porto, vai adquirir três novos equipamentos que permitirão “dar uma resposta mais eficaz” em áreas como a oncologia.

Em declarações à agência Lusa, o diretor do serviço de oncologia do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), Miguel Barbosa, adiantou que os três equipamentos vão permitir “dar uma resposta muito mais célere e eficaz aos doentes”, em particular, aos doentes com cancro.

Num investimento de 7,6 milhões de euros, os três aparelhos vão colocar o Hospital de São João “na vanguarda do tratamento do cancro”.

Um dos equipamentos é um Angiógrafo Digital integrado com Tomografia Computorizada (TC), que deverá ficar operacional já no próximo mês e permite fazer “procedimentos de radiologia de intervenção”, isto é, tratar algumas lesões oncológicas nos doentes em que não é considerada a possibilidade de cirurgia.

O Angiógrafo Digital integrado com Tomografia Computorizada poderá também ser usado no tratamento de outras patologias, nomeadamente, vasculares e neurológicas.

Em maio ficará operacional outro dos equipamentos, nomeadamente, a câmara de PET/CT. Com esta tecnologia, os doentes oncológicos não vão precisar de sair do hospital para realizar este tipo de exames. Entre meados de junho e julho, deverá ficar também operacional o novo acelerador linear, equipamento que permitirá “aumentar a capacidade de resposta do serviço de radioterapia”.

De: https://www.sns.gov.pt/noticias/2022/02/09/tratamento-oncologico-inovador/