Risco de internamento é 75% inferior ao da variante Delta.

O risco de internamento com a variante Ómicron do coronavírus SARS-CoV-2 é 75% inferior ao da variante Delta, sendo também mais reduzido o tempo de hospitalização.

Segundo um estudo epidemiológico realizado pela Direção-Geral da Saúde (DGS) e pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), com a colaboração da SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), dos laboratórios Unilabs, da Cruz Vermelha Portuguesa e do Algarve Biomedical Centre, os doentes infetados com a variante Ómicron passam em média menos quatro dias internados do que os infetados com a variante Delta.

Segundo este estudo, por cada 100 pessoas internadas que estavam infetadas com a variante Delta, só 25 seriam hospitalizadas se tivessem sido infetadas com a variante Ómicron, independentemente da idade, do sexo, do estado vacinal e de se ter tido uma infeção anterior.

O estudo dá conta também que os doentes infetados com a variante Delta ficavam, em média, 8,6 dias internados, enquanto com a Ómicron esse tempo desce para 3,7 dias.

O estudo mostra também que as pessoas infetadas com Ómicron têm, em média, menor risco de morrer, “representando uma redução no risco de morte de 86% quando infetadas com Ómicron em comparação com Delta”.

O estudo foi feito entre 1 e 29 de dezembro de 2021 quando foram registadas em Portugal 164 hospitalizações devido à variante Delta e 16 por causa da variante Ómicron do SARS-CoV-2.

De: https://www.sns.gov.pt/noticias/2022/02/04/covid-19-variante-omicron-3/