EMA aprova comercialização de vacina na União Europeia.

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês) aprovou esta segunda-feira, dia 20 de dezembro, a comercialização na União Europeia (UE) da vacina Nuvaxovid, da farmacêutica norte-americana Novavax, contra a Covid-19, destinada a pessoas com mais de 18 anos.

Em comunicado, a EMA refere que a autorização de entrada no mercado foi dada após ter sido concluído que os dados sobre a vacina eram robustos e satisfaziam os critérios da UE em termos de eficácia, segurança e qualidade.

A avaliação teve início em 17 de novembro, sendo a Nuvaxovid a quinta vacina a receber autorização para ser comercializada na UE.

No seu conjunto, os resultados de dois estudos mostram uma eficácia vacinal para Nuvaxovid de cerca de 90% para a estirpe original do SARS-CoV-2 e algumas variantes preocupantes como Alpha e Beta. Os dados em relação à eficácia da vacina contra outras variantes preocupantes, incluindo a Ómicron, são ainda limitados.

Na UE está autorizada a comercialização de quatro vacinas anticovid-19: Pfizer BioNtech, Moderna, Astrazeneca e Johnson&Johnson.

De: https://www.sns.gov.pt/noticias/2021/12/20/covid-19-vacina-nuvaxovid/