ARS do Algarve desaconselha eventos com aglomerados de pessoas.

A Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve desaconselhou a realização de eventos que promovam a aglomeração de pessoas no distrito de Faro face à atual situação epidemiológica nacional e regional da Covid-19.

De acordo com um comunicado, assinado pela delegada de saúde regional, a recomendação fundamenta-se no risco de infeção e propagação daquela doença, provocada pelo novo coronavírus, pelo que as autoridades desaconselham a realização “de eventos, festas e jantares que promovam a aglomeração de pessoas, com efeitos imediatos”.

“A atual situação epidemiológica nacional e regional, relativa à pandemia por Covid-19, é caracterizada por um elevado grau de incerteza, tendo presente a dinâmica de circulação de vários vírus nos meses de inverno e a emergência de uma nova variante de preocupação de SARS-CoV-2”, refere o comunicado.

Segundo a autoridade de saúde do Algarve, o risco de transmissão de infeção por SARS-CoV-2 em eventos de cariz social com aglomeração de pessoas, de comportamentos de proximidade e de contacto físico, “é real e não pode ser anulado, independentemente do cumprimento integral de todas as medidas de saúde pública preconizadas”.

A autoridade de saúde do Algarve alerta que é fundamental que todos os que pretendam realizar eventos durante a pandemia, “ainda que nos limites do enquadramento legal, ponderem o risco a que se estão a submeter, assim como os demais participantes, tendo a responsabilidade de aplicar as medidas de redução de risco e de cumprir as normas e recomendações da Direção-Geral da Saúde”.

De: https://www.sns.gov.pt/noticias/2021/12/15/covid-19-medidas-preventivas/