Portugal concluiu processos para aquisição dos fármacos aprovados pela EMA

A Direção-Geral da Saúde e o Infarmed já concluíram o processo para aquisição dos dois medicamentos contra a covid-19 aprovados pela Agência Europeia do Medicamento (EMA), avançou esta sexta-feira, dia 12 de novembro, em conferência de imprensa a Diretora-Geral da Saúde.

Os dois medicamentos Ronapreve e Regkirona são os primeiros medicamentos anticorpos monoclonais a receberem um parecer positivo do regulador europeu.

“O Infarmed é a entidade primeiramente responsável, mas sempre com o nosso apoio, e já temos os processos concluídos para a aquisição centralizada, e conseguimos também ter acesso por via de aquisição não centralizada, via só do nosso país”, revelou Graça Freitas.

“A nossa missão é garantir que quando há uma vacina ou medicamento eficaz a população residente em Portugal tem acesso a esse medicamento ou a essa vacina”, concluiu a Diretora-Geral da Saúde.

A EMA avaliou dados de estudos que mostram que o tratamento com os dois medicamentos reduz significativamente as hospitalizações e as mortes em doentes com covid-19.

De: https://www.sns.gov.pt/noticias/2021/11/12/medicamentos-contra-a-covid-19/