Portugal já administrou um milhão de vacinas contra a gripe .

Portugal já administrou um milhão de vacinas contra a gripe e mais de 400 mil terceiras doses da vacina contra a Covid-19, anunciou o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales.

“Já foram administradas um milhão de vacinas contra a gripe e mais de 450 mil doses de reforço para a Covid-19”, revelou o governante, realçando que se trata de “um marco assinalável”, mas há ainda “caminho a percorrer para proteger a população mais vulnerável”.

A informação foi avançada esta sexta-feira, dia 12 de novembro, na conferência de imprensa sobre a campanha de vacinação contra a Covid-19 e a Gripe sazonal, que contou com o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, a Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, e o Coordenador do Núcleo de Coordenação do Plano de vacinação contra a Covid-19, Coronel Carlos Penha-Gonçalves.

O governante anunciou ainda que a vacinação dos profissionais de saúde começa a partir da próxima segunda-feira e os do setor social e dos bombeiros que transportam os doentes com a terceira dose da vacina contra a Covid-19 vai ter início no dia 27 de novembro.

António Sales destacou ainda o sucesso do processo de vacinação, realçando que estão a ser feitos “todos os esforços para chegar a todos e não deixar ninguém para trás”, referindo-se à modalidade “casa aberta” e o autoagendamento.

Os maiores de 80 anos podem ser vacinados em regime de “casa aberta” este fim de semana nos centros de vacinação, recordou. “Poderá haver alguns constrangimentos e algum tempo de espera, mas tudo faremos que ninguém fique por vacinar”, concluiu.

De: https://www.sns.gov.pt/noticias/2021/11/12/covid-19-e-gripe-sazonal/