Formação em Suporte Básico de Vida e Desfibrilhação Automática Externa nas escolas.

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) realiza esta terça-feira, no Alentejo, uma formação em Suporte Básico de Vida e Desfibrilhação Automática Externa (SBV/DAE) dirigida a professores de estabelecimentos de ensino públicos. Esta é a primeira de um conjunto de formações de âmbito nacional que vão permitir instituir o ensino de SBV/DAE nos estabelecimentos de ensino público secundário.

O projeto “SBV/DAE INEM-Escolas” é o resultado de um protocolo firmado entre o INEM e a Direção-Geral da Educação (DGE) e envolve Centros de Formação de Agrupamentos de Escolas (CFAE) das zonas Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve.

Numa primeira fase, cabe ao INEM ministrar cursos de SBV/DAE e cursos de Formação de Formadores em SBV/DAE a docentes do ensino secundário.

Além da formação que decorre hoje, no Alentejo, o INEM tem previstas para os próximos meses formações noutras zonas do país, sendo este um momento decisivo para a implementação do projeto “SBV/DAE INEM-Escolas”, que vai permitir a difusão massiva do ensino de SBV/DAE no ensino secundário.

De acordo com o conceito de “Cadeia de Sobrevivência”, existe um conjunto de procedimentos e atitudes que, quando desencadeados de forma adequada e eficaz, aumentam a possibilidade de sobrevivência de vítimas de paragem cardiorrespiratória. É por isso fundamental que, quem presencia este tipo de ocorrência, reconheça a gravidade da situação e saiba como atuar, ligando de imediato 112 e iniciando manobras de SBV com DAE, vulgarmente chamadas manobras de reanimação. O conhecimento e o domínio destes procedimentos podem salvar vidas e devem, por isso, ser incorporados desde cedo na vida de cada cidadão.

De: https://www.sns.gov.pt/noticias/2021/09/28/sbv-dae-inem-escolas/