O Relatório Único, permitindo conhecer melhor as empresas, o emprego e as condições de trabalho, constitui um instrumento chave para a definição e execução de políticas públicas, sociais e económicas.

Em 2023, cerca de 306 mil empregadores entregaram o seu Relatório Único referente a 2022, com informação  de mais de 3,2 milhões de pessoas ao serviço.

A entrega do Relatório Único referente a 2023 iniciou-se a 16 de março de 2024, conforme data prevista em Portaria.

O Relatório Único é de entrega obrigatória para entidades empregadoras com trabalhadores por conta de outrem ao seu serviço no ano anterior (2023). Pode aceder à plataforma de resposta através do link: https://www.relatoriounico.pt/ru/login.seam.

Aproveitamos ainda para informar que depois de submeter o Relatório Único pode visualizar o seu Balanço Social e o seu Balanço das Diferenças Remuneratórias entre Mulheres e Homens, ambos produtos construídos com base nas respostas que deu a diferentes anexos do Relatório Único.

AVISO – Alargamento do prazo:

Agradecemos às entidades que já submeteram o Relatório Único relativo a 2023, cerca de 250 mil empresas, contribuindo para que se esteja a atingir um volume de entregas semelhante ao valor obtido no ano passado para o mesmo período de recolha, correspondendo a mais de milhão e meio de anexos.

Verificando-se problemas nestes dias de maior número de entregas e de sobrecarga do sistema, a entrega do RU/2023 será alargada até ao dia 29 de abril de 2024.

Recordamos as empresas que ainda vão submeter dados, que encontram ajuda no site RU, incluindo o acesso à opção “Reportar Problema” e sugerimos que evitem os últimos dias do novo prazo onde, normalmente, o sistema se encontra mais sobrecarregado.

Lembramos, também, que a plataforma de recolha estará operacional mesmo após o final do prazo, seja para primeiras entregas de algum anexo, seja para correções a informação já submetida.

Informação também disponível no portal da Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT)

Fonte: Artigo de Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social

De: https://www.gep.mtsss.gov.pt/relatorio-unico