A bactéria foi detetada quinta-feira depois de análises à água dos balneários.

O Agrupamento de Escolas de Reguengos de Monsaraz anunciou, esta sexta-feira, que foi detetada a bactéria ‘legionella’, nos balneários do pavilhão gimnodesportivo da Escola Secundária Conde de Monsaraz, o que obrigou ao encerramento temporário das instalações.

Numa nota, divulgada estas sexta-feira, o agrupamento escolar indica que a infraestrutura foi encerrada por precaução, na passada quinta-feira, depois de as análises laboratoriais, feitas à água dos balneários, terem detectado a presença da bactéria.

“As instalações continuarão fechadas e só serão reabertas depois de efetuada a desinfeção e obtida a respetiva autorização da parte das autoridades competentes”, explica a entidade escolar.

O Agrupamento de Escolas de Reguengos de Monsaraz indicou também que as aulas passarão a ser lecionadas, nos espaços exteriores, auditório e salas de aulas normais (aulas teóricas), piscinas e pavilhão municipal.

A autarca da localidade, Marta Prates, sublinhou, citada pela Lusa, que esta situação “não é um caso de alarme” e que, até ao momento, “não há casos da doença” provocada pela ‘legionella’.

A presidente da Câmara de Reguengos de Monsaraz adianto ainda que a Proteção Civil “está em contacto direto” com a Unidade de Saúde Pública responsável.

Marta Prates indicou que autarquia encontra-se a organizar “uma sessão de esclarecimento à população escolas, uma vez que é na escola” que está o foco da bactéria”.

A ‘legionella’, que provoca a doença dos legionários, é uma forma de pneumonia grave que se inicia com tosse seca, febre arrepios dor de cabeça, dores musculares e dificuldade respiratória, podendo também surgir dor abdominal e diarreia.

A doença pode ser contraída por via aérea (respiratória), através da inalação de gotículas de água ou por aspiração de água contaminada, a infeção, apesar de grave, tem tratamento efetivo.

De: https://ionline.sapo.pt