Ministério da Saúde divulga informação sobre os novos apoios à investigação na área da saúde.

O Ministério da Saúde divulga esta terça-feira, 19 de março, um documento com informação sobre o novo programa Saúde+Ciência, criado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º200/2023, de 27 de dezembro. Trata-se de um conjunto de mecanismos de estímulo à investigação na área da saúde, com uma dotação inicial de 9,4 milhões de euros. Neste documento é possível esclarecer as principais questões sobre o programa, nomeadamente quem é elegível para os apoios e em que condições, de acordo com o Despacho n.º 1041/2024, de 26 de janeiro.

“O nosso objetivo é fomentar projetos de investigação aplicada em saúde, a capacitação e valorização dos profissionais através de programas de doutoramento compatíveis com a prática profissional e a integração de investigadores doutorados no ecossistema das instituições públicas da saúde”, afirma a Secretária de Estado da Promoção da Saúde, Margarida Tavares.

“Queremos promover uma cultura de exigência e de ciência, de realização profissional e de maior qualidade na prestação de cuidados de saúde”, acrescenta a governante, apelando aos profissionais para que divulguem a informação sobre este programa e se candidatem a estes novos mecanismos enquanto oportunidades de desenvolvimento pessoal, profissional e académico.

“É uma pequena semente para algo que pode transformar a satisfação e valorização dos profissionais de saúde. Mais ciência na saúde vai trazer-nos oportunidades de melhoria coletiva e de inovação no sistema de saúde e na prestação de cuidados de saúde, com melhores resultados para as pessoas”, conclui Margarida Tavares.

Saiba mais em:

FAQs_Programa Saúde+Ciência

De: https://www.sns.gov.pt