Recrutamento de hospitais nacionais para participação em projeto europeu.

Após ter conseguido um financiamento no âmbito do EU4Health Programme, a equipa de coordenação do projeto e-Hospital4Future – Building future through an innovated and digital skilled hospital, encontra-se a recrutar hospitais nacionais que pretendam integrar o projeto.

Trata-se de um projeto europeu que quer impulsionar e acelerar a transformação digital no setor da saúde, através da capacitação dos profissionais de saúde, clínicos e não clínicos, na área das competências sociais (soft skills), técnicas (hard skills) e digitais.

Coordenado pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), conta com um orçamento total de 2 950 491,60 €, uma duração de 24 meses, e um consórcio de 10 instituições provenientes de oito países europeus (Universidade Nova de Lisboa, Hogeschool PXL (Bélgica), Fundacion EURECAT (Espanha), Universidade de Nápoles Federico II (Itália), Molde University College (Noruega), Institute for Public Health of Federation of Bosnia and Herzegovina, Centro Hospitalar Universitário de Santo António, Paula Stradina Kliniska Universitates Slimnica (Letónia), Viesoji Istaiga Vilniaus Universiteto Ligonine Santaros Klinikos (Lituânia).

O projeto divide-se em três fases principais: 1) avaliação das necessidades de aprendizagem; 2) desenvolvimento dos programas de formação e 3) implementação e avaliação dos cursos.

Partindo da premissa que a transformação digital não consiste apenas na implementação de novas tecnologias, mas que é necessária uma mudança mais ampla e profunda ao nível das atitudes e competências dos profissionais, o projeto encontra-se a desenvolver um programa de formação com 19 módulos, que abrangerão uma ampla gama de competências sociais, técnicas e digitais, adaptadas à realidade de cada país/hospital e tipologia de profissionais.

Serão oferecidos cerca de 19 módulos de formação, a saber:

  1. Comprehensive Patients Health Management
  2. Data driven healthcare
  3. ECMO
  4. Practical courses for testing and programming pacemakers / heart stimulators
  5. Emerging AI/mixed reality/simulation use in health care in specialized medicine
  6. Automated decision support in healthcare and clinical settings
  7. Leadership and teamwork in nursing
  8. Patients’ follow up
  9. Patients triage based on digital tools
  10. Patient safety
  11. Digital skills in everyday in-patient care
  12. Evidence based nursing by using AI
  13. Long-term care (LTC) transformation
  14. Evidence-based decision tools for public health
  15. Emotional intelligence & Stress Handling
  16. Primary care transformation
  17. Digitalization of management processes & Innovation in everyday processes
  18. Digital governance
  19. Optimizing Digital Acceptance in resistant healthcare professionals

O projeto ambiciona melhorar as competências dos profissionais de saúde, mas também impulsionar a transformação digital em hospitais e outras instituições de saúde em toda a Europa.

Nesta fase, o projeto encontra-se a recrutar mais hospitais a nível nacional para participarem e usufruírem dos módulos de formação oferecidos.

Se considerar que a participação no projeto e-Hospital4Future poderá contribuir para impulsionar ou acelerar a transformação digital na sua organização, não deixe de solicitar mais informações através do email: contact@eh4future.eu.

Para saber mais, consulte:

Folheto sobre o projeto e-Hospital4Future

De: https://www.sns.gov.pt