Data tem como objetivo alertar para a importância da saúde renal.

O Dia Mundial do Rim, que se assinala a 14 de março, tem como objetivo aumentar a consciencialização sobre a importância da saúde renal, bem como reduzir a frequência e o impacto da doença renal em todo o mundo.

Em 2024, a Sociedade Internacional de Nefrologia e da Federação Internacional de Fundações do Rim, promotoras desta iniciativa, escolheu o mote: “Saúde renal para todos – promoção do acesso equitativo aos melhores cuidados e tratamentos”.

Em Portugal, para assinalar esta efeméride, várias instituições do Serviço Nacional de Saúde promovem iniciativas:

A Unidade de Nefrologia Pediátrica do Departamento de Pediatria da Unidade Local de Saúde de Coimbra (ULS Coimbra) associa-se a esta iniciativa com um vasto programa dirigido às crianças. Assim, terão lugar entre os dias 11 a 14 de março várias atividades que se realizarão no Hospital Pediátrico e na comunidade escolar:

  • No dia 11 de março, entre as 10h30 e as 12h decorrerá uma narração teatral ”No dia em que o lobo fugiu das histórias” encenada pela associação artística, literária, educacional e lúdica “Recortar Palavras”, dirigida às crianças internadas nos Serviços do Hospital Pediátrico e a crianças convidadas de escolas de Coimbra.
  • No dia 13 de março, entre as 10h30 e as 12h terá lugar a “Hora do Conto – Madalena na Nefrologia”, atividade que será desenvolvida pelo grupo de Educadoras do Hospital Pediátrico adstritas aos Serviços de Internamento e Hospitais de Dia e o lançamento do livro educativo – Madalena na Nefrologia, cujo texto é da autoria da Enfermeira Rute Serra.
  • No dia 14 de março, entre as 10h30 e as 12h10 terá lugar uma sessão educativa dinamizada pelos médicos e enfermeiros da Unidade de Nefrologia Pediátrica, destinada a alunos do 5º e 6ºanos de escolaridade que será desenvolvida no Colégio Rainha Santa Isabel.
  • Ainda ao longo do dia 14 de março haverá animação lúdica e musical a cargo da Operação Nariz Vermelho nos vários Serviços de Internamento do Hospital Pediátrico, Hospitais de Dia e áreas comuns (salas de espera), com a colaboração do Professor de Música e das Educadoras.

 

O Serviço de Nefrologia da Unidade Local de Saúde da Arrábida (ULSA) vai promover um rastreio e aconselhamento à população no dia 14 de março, das 09h30 às 12h30, no Auditório da Universidade Sénior de Setúbal (UNISSETI), localizado no Parque do Bonfim.

O rastreio oferecerá à comunidade a oportunidade de realizar exames importantes, incluindo testes de glicémia, teste de urina, medição da tensão arterial, conselhos de dieta e informação de tratamentos, visando a deteção precoce de possíveis problemas renais. Neste contexto,  os profissionais de saúde vão estar no local para fornecer aconselhamento personalizado e esclarecer dúvidas sobre a saúde renal.

Também o Serviço de Nefrologia da Unidade Local de Saúde do Algarve (ULSALG) promove no dia 14 de março, pelas 18h, uma ação de sensibilização que visa a promoção da saúde renal. A ação, que decorre no auditório 1.5 do Complexo Pedagógico da Penha, na Universidade do Algarve, enquadra-se nas comemorações do Dia Mundial do Rim.

Para saber mais, consulte:

Dia Mundial do Rim – https://www.worldkidneyday.org/

Unidade Local de Saúde de Coimbra > https://www.chuc.min-saude.pt/

Unidade Local de Saúde da Arrábida > https://www.chs.min-saude.pt/

Unidade Local de Saúde do Algarve > https://www.chualgarve.min-saude.pt/

De: https://www.sns.gov.pt