Em conferência de imprensa a partir de Madrid, a empresa de dispositivos médicos espanhola Abex Excelência Robótica revelou esta terça-feira que, em 2023, aumentou para mais de uma centena o número de sistemas da Vinci na Península Ibérica. Volume de negócios atingiu os 120 milhões de euros.

A empresa de dispositivos médicos Abex Excelência Robótica aumentou para mais de 140 o número de sistemas robóticos instalados em hospitais públicos e privados na Península Ibérica em 2023, entre os quais estão nove em Portugal.

Houve mais de 25 mil novas intervenções cirúrgicas com a tecnologia “da Vinci” em 2023, o que representa um aumento de 32% em relação ao ano anterior. Em Portugal, estas cirurgias foram realizadas em hospitais como São João, Curry Cabral, CUF Tejo, Luz, em Lisboa, ou CUF Arrábida, em Vila Nova de Gaia, disse a direção da empresa ao Jornal Económico (JE).

No total, mais de 100 mil pacientes em Portugal e Espanha foram operados com a assistência destas máquinas – respire fundo se pensa que o “da Vinci” opera sozinho – e em 2023 mais de 250 cirurgiões receberam formação especializada para o efeito, elevando a quantidade de especialistas formados para cerca de quatro mil.

“Muita gente não sabe o alcance do que se pode fazer com cirurgia robótico. O público ainda não está consciente da quantidade de sítios e possibilidades. Estamos a trabalhar com associações de pacientes para promover que esta é mais uma hipótese que existe para o paciente. A pessoa pode chegar ao hospital, ter essa opção e, dizer: «Quero ser operado com o robô”, explicou o diretor de Marketing e Comunicação da Abex Excelência Robótica, em conferência de imprensa a partir de Madrid.

Na sequência destes novos contratos com o sector da saúde, a empresa de robótica do grupo AB Médica registou um volume de negócios de 120 milhões de euros, consequência de um aumento homólogo de 25% no ano passado. Questionado sobre o sistema mais avançado, o Intuitive Hub, que está prestes a chegar ao mercado ibérico, Jesús García Hombrados respondeu ao JE que a possibilidade é maior nos grupos de saúde privados.

“A nossa presença no sector público está a aumentar bastante em Portugal. Há mais concursos para instalação destes sistemas, portanto a possibilidade de instalação deste Hub também aumenta, mas a verdade é que as clínicas privadas, como a Luz Lisboa ou a CUF Tejo, estão muito poderosas e poderão ter este Hub. Não descartamos isso”, esclareceu Jesús García Hombrados.

Na opinião do diretor geral da Abex Excelência Robótica, Pablo Díez, estes resultados demonstram não só o foco na “inovação e na excelência”, mas também a dedicação da empresa “à melhoria dos cuidados de saúde”. “Estamos totalmente empenhados em elevar a qualidade dos cuidados médicos prestados aos doentes e em aumentar a eficiência das unidades hospitalares. O nosso objetivo sempre foi, e continuará a ser, sermos pioneiros em tecnologias que transformem a experiência cirúrgica, para ajudar a melhorar a vida das pessoas”.

Para 2024, a grupo espanhol prevê um crescimento de cerca de 8% na faturação, de 18% no número de sistemas robóticos da Vinci instalados, empregar 70 trabalhadores e realizar mais de 30 mil cirurgias com este sistema cirúrgico minimamente invasivo em unidades de saúde públicas e privadas da Península Ibérica.

 

*A jornalista viajou a Madrid a convite da Abex Excelência Robótica

De: https://jornaleconomico.sapo.pt