O coronavírus, responsável pela Covid-19, já passou por diversas mutações desde o início da pandemia: da primeira variante até à JN.1, atualmente a principal em circulação no mundo, o vírus já se transformou de tal forma que alguns cientistas defendem que os ‘descendentes’ da Ómicron sejam classificados com outros vírus, o SARS-CoV-3.

Os especialistas, de acordo com a publicação brasileira ‘Metrópole’, já analisaram muito dos sintomas associados à Covid-19, que vão desde sinais de gripe até problemas complexos, como a perda auditiva neurosensorial súbita (PANS), por exemplo.

De acordo com Leonardo Weissmann, professor universitário e médico do Instituto de Infetologia Emílio Ribas, em São Paulo, os sintomas mais comuns apresentados por pacientes com a Covid-19 continuam a ser parecidos com os da gripe e constipações. “Por isso, pode ser difícil saber só pelos sintomas se é Covid-19 se não. Por isso é importante realizar o teste – perante um resultado positivo, a pessoa deve isolar-se e evitar a propagação do vírus”, salientou o especialista.

De acordo com o responsável, os sintomas mais comuns da Covid-19 atualmente são:

– febre ou calafrios
– tosse geralmente seca e persistente
– cansaço
– dor de garganta
– dores de cabeça
– dores musculares em todo o corpo
– congestão nasal
– náusea e vómitos
– diarreia.

“Idealmente, o testo deve ser feito nos primeiros 3 e 5 dias de sintomas, quando a carga viral é mais alta. Mesmo sem sinais, se tiver contacto com alguém positivo, fazer o teste é aconselhável pois a infeção pode ocorrer antes de surgirem os sintomas”, alertou Weissmann.

De: https://executivedigest.sapo.pt/noticias