Vacina mantém-se recomendada, em particular acima dos 60 anos.

O número de vacinas contra a gripe administradas na atual campanha de vacinação sazonal já superou o do ano passado, com um total de 2.333.637 pessoas vacinadas até 10 de janeiro, mais 15.800 do que há um ano (2.317.793). A campanha de vacinação continua a decorrer e a vacina contra a gripe mantém-se fortemente recomendada, contribuindo para reduzir a circulação do vírus da gripe e para prevenir complicações em caso de infeção.

Este ano, a campanha de vacinação sazonal iniciou-se a 29 de setembro e está a decorrer nos centros de saúde e na rede de farmácias, para maior proximidade à população. A vacina é pela primeira vez gratuita a partir dos 60 anos de idade, com adesão da população, o que contribuiu para um maior número de pessoas vacinadas nos primeiros 100 dias da campanha de vacinação.

A OMS recomenda que sejam vacinadas 75% das pessoas com mais de 65 anos, apelando-se à participação da população para que o país alcance, uma vez mais, esta meta.

Decorre em simultâneo a vacinação contra a covid-19, tendo já sido administradas mais de 1,8 milhões de vacinas.

Para as pessoas não abrangidas pela vacinação gratuita, a vacina contra a gripe é dispensada nas farmácias comunitárias através de prescrição médica.

Para saber mais, consulte:
https://www.sns.gov.pt/vacinacao-gripe-e-covid-19-outono-inverno-2023/

De: https://www.sns.gov.pt/noticias