A Sociedade Portuguesa de Oncologia lançou o novo projeto PORT – Portuguese Oncology Reality, uma iniciativa de investigação na área da Oncologia que teve como principal intuito reunir os clínicos de Oncologia Médica e Radioncologia a exercer atualmente no país.

De acordo com um comunicado divulgado pela Sociedade Portuguesa de Oncologia, o projeto PORT já permitiu a distribuição de vários pedidos de participação em ensaios clínicos internacionais especificamente para pessoas especializadas na área. Assim, a SPO possibilita aos doentes portugueses um acesso mais fácil e direto a novos estudos nas várias áreas da especialidade de Oncologia.

Miguel Abreu, presidente da Sociedade Portuguesa de Oncologia, afirma que “o principal objetivo deste projeto é o conhecimento da realidade portuguesa em Oncologia, nomeadamente os médicos que estão dedicados a cada patologia, sendo fundamental para se desenvolver várias iniciativas, nomeadamente as relacionadas com a promoção da investigação”. “Através do projeto PORT conseguimos recolher e juntar numa plataforma única os médicos especializados que estão em melhores condições para desenvolver essa mesma investigação. Atualmente não existem cuidados oncológicos de qualidade quando não existem equipas dedicadas a áreas específicas”.

Em termos de estudos já previstos, o presidente da SPO refere “o exemplo de vários feasibilities de um grupo cooperativo internacional, com quem a Sociedade tem uma parceria, nomeadamente a EORTC (European Organisation for Research and Treatment of Cancer), que envia estes questionários de manifestação de interesse em participar nos seus estudos e em que Portugal esteve, muitas vezes, excluído. Sem o PORT esta participação seria impossível”.

Desde dezembro de 2023, encontra-se publicado no site da Sociedade Portuguesa de Oncologia o conjunto de todas as instituições envolvidas no projeto PORT.

De: https://www.sapo.pt/noticias/saude