Por vezes não nos apercebemos que alguns dos hábitos que temos podem afetar a nossa saúde oral e, consequentemente, o nosso sorriso. Vamos rever alguns deles.

1- Beber refrigerantes em excesso

Estes são ricos em açúcar o que influencia o surgimento de lesões de cárie, principalmente se for associado a uma fraca higiene oral. Adicionalmente, este tipo de bebidas pode também corroer o esmalte dentário, fazendo com que os dentes fiquem mais frágeis.

2- Comer rebuçados e doces muito duros

Por serem muito duros, são normalmente chupados e o açúcar que contém fica em contato com os nossos dentes por muito, propiciando o aparecimento de lesões de cárie.

3- Consumir alimentos ácidos em excesso

Os frutos cítricos consumidos em excesso fragilizam a estrutura dentária

4- Beber café com açúcar diariamente

O café consumido diariamente pode manchar os nossos dentes. Se a esta questão se adicionar o facto de ser com açúcar, aumenta a probabilidade de lesões de cárie. Por isso, deve-se reduzir o consumo e café e não o adoçar (ou colocar o mínimo possível).

5- Escovar os dentes rapidamente e com força

A escovagem diária é essencial para uma boa saúde oral. No entanto, a escovagem deve demorar aproximadamente dois minutos para ser eficaz e conseguir limpar todas as zonas da boca e não se deve fazer força excessiva para não se danificar as gengivas

6- Não usar o fio dentário

O fio dentário é imprescindível para uma correta higiene oral. A sua ausência na rotina de escovagem pode levar a acumulação de placa bacteriana e inflamação gengival.

7- Morder objetos duros

Existem muitas pessoas que mordem tampas de canetas ou pontas de lápis quando se sentem ansiosos. Este hábito pode levar a que ocorram pequenas fraturas ou fissuras nos dentes.

8- Abrir garrafas ou embalagens com os dentes

Da mesma forma que o anterior, este hábito pode também levar a fraturas ou fissuras nos dentes.

9- Fumar

Para além de todos os malefícios do tabaco, a nicotina acumula-se na superfície dos dentes, dando-lhes um aspeto manchado e amarelado.

10- Beber vinho em excesso

Também como o tabaco, a ingestão de vinho em excesso pode manchar os dentes e, por ser uma bebida ácida, contribui para a erosão e desmineralização dentária.

Por: Cristiana Marques

De: https://mood.sapo.pt