São João lidera, em Portugal, o projeto europeu Drive-MAS.

O Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ) lidera, em Portugal, o projeto europeu Drive-MAS, que visa capacitar as equipas existentes nos hospitais que dão apoio à prescrição de antibióticos.

De acordo com Diretor do Serviço de Medicina Intensiva José Artur Paiva, o Drive-AMS – sigla para ‘antimicrobial stewardship’, em português ‘gestão antimicrobiana’ – consiste em capacitar as equipas hospitalares de apoio à prescrição de antibióticos, dando-lhes ferramentas da área da psicologia, do comportamento e da ciência de implementação que permitam que as suas intervenções sejam mais efetivas e eficazes nos diversos serviços.

Além de Portugal, participam no Drive-AMS instituições dos Países Baixos, Bélgica (Antuérpia), Grécia, Roménia e Lituânia.

Em Portugal, o alargamento do programa a nível nacional está a acontecer no CHUSJ que já o está a implementar no serviço de Medicina Intensiva e na Medicina Interna, com o objetivo de reduzir o uso de um fármaco que dá muitas resistências e é usado para tratar pneumonias.

A equipa é liderada por José Artur Paiva, diretor do Serviço de Medicina Intensiva do CHUSJ e Diretor Nacional do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistências aos Antimicrobianos, Nuno Pereira, coordenador da Unidade de Prevenção e Controlo da Infeção e Resistência aos Antimicrobianos (UPCIRA) do CHUSJ e conta com o apoio de elementos do St Radboud UMC (Países Baixos) e da Universidade de Antuérpia (Bélgica).

O projeto Drive-AMS visa promover o uso prudente de antibióticos, através da implementação de programas de antimicrobial stewardship de forte componente comportamental, com o intuito de reduzir a emergência de resistências a antimicrobianos e, assim, garantir o acesso sustentável a estes fármacos. Esta é uma das principais prioridades das políticas de saúde da UE.

De: https://www.sns.gov.pt/noticias