Infarmed associa-se a reguladores de 85 países numa campanha para melhorar a segurança dos fármacos.

O Infarmed apelou hoje à população para notificar reações adversas a medicamentos, no âmbito de uma campanha que envolve reguladores de 85 países e que pretende melhorar a segurança dos fármacos.

Em 2022, a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) recebeu 26.932 notificações de suspeitas de reações adversas a medicamentos, segundo relatório de atividades do Sistema Nacional de Farmacovigilância, indicando que a notificação baixou 31% relativamente ao ano anterior.

Para melhorar a notificação, o Infarmed associa-se pelo oitavo ano consecutivo à iniciativa #MedSafetyWeek, liderada pelo Uppsala Monitoring Centre, com o apoio da International Coalition of Medicines Agencies.

A campanha pretende alertar para a importância da notificação de reações adversas a medicamentos por parte dos cidadãos e dos profissionais de saúde.

O Infarmed adianta, em comunicado, que a participação nesta iniciativa “é uma oportunidade para reforçar as mensagens relacionadas com a importância da notificação de reações adversas junto do público e profissionais de saúde”.

De: https://www.sns.gov.pt/noticias