Apenas 57% dos utentes liga 112 nas duas primeiras horas após o início de sintomas de AVC.

No primeiro semestre de 2023, o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) encaminhou para os hospitais mais adequados 3.647 utentes com sinais e sintomas de AVC, através da Via Verde do AVC. As primeiras horas após o início dos sintomas de AVC são essenciais, pois é esta a janela temporal que garante a eficácia dos principais tratamentos.

No Dia Mundial do AVC (Acidente Vascular Cerebral), assinalado no calendário a 29 de outubro, o INEM revela que, em apenas 57% dos casos, o contacto dos utentes para o 112 ocorreu nas primeiras duas horas após início dos sintomas.

Entre janeiro e junho de 2023, o INEM encaminhou 3.647 doentes com suspeita de AVC para os hospitais mais adequados, através da Via Verde do AVC. O distrito do Porto registou o maior número de casos, com 725 doentes encaminhados, seguido de Lisboa e Braga, com 683 e 261 casos, respetivamente.

Hospital da Feira recebeu 281 através da Via Verde do AVC

Os números referentes ao primeiro semestre de 2023 indicam que o Centro Hospitalar e Universitário Lisboa Norte – Hospital de Santa Maria, em Lisboa, foi o hospital que mais casos suspeitos de AVC recebeu através da Via Verde do AVC, com 281 registos. Seguem-se o Hospital Garcia de Orta, em Almada, e o Hospital de Braga, com 192 e 173 casos, respetivamente.

Os dados agora divulgados pelo INEM refletem um maior número de registos, comparativamente a anos anteriores, devido à implementação da ferramenta iTEAMS (INEM Tool for Emergency Alert Medical System), que se encontra em funcionamento em todos os meios de emergência médica do INEM e em 115 entidades do Sistema Integrado de Emergência Médica (Bombeiros e Cruz Vermelha Portuguesa).

De: https://www.sns.gov.pt/noticias