“É com o mesmo pioneirismo do fundador deste instituto que devem encarar o futuro”, disse Manuel Pizarro.

“O Instituto Gama Pinto está longe de ter percorrido a sua história de excelência na oftalmologia, esta é uma casa viva que honra o espírito fundador do Serviço Nacional de Saúde”, disse Manuel Pizarro, no dia 12 de outubro, na cerimónia comemorativa dos 134 anos do instituto de oftalmologia.

Manuel Pizarro recorreu depois a uma citação de Saramago – “o medo cega […] o medo nos fará continuar cegos” – para tranquilizar os profissionais da instituição centenária, pedindo para que não tenham receio da mudança. “A reorganização do funcionamento do SNS não significa nunca prescindir do conhecimento e sofisticação do Gama Pinto”, afirmou.

“É como o mesmo espírito pioneiro do fundador deste instituto que devem encarar o futuro”, disse o governante. “Ainda há caminho a fazer, queremos contar com todos para continuar a construir a história de sucesso do SNS, do qual faz parte este vosso Instituto”, acrescentou.

O Ministro da Saúde assinalou ainda que o instituto oftalmológico “recorre à mais essencial das tecnologias de saúde: o carinho e o humanismo”, características que Manuel Pizarro identifica no “empenho e orgulho diário com cada um dos seus profissionais realiza a sua missão”.

Inauguração do Laboratório de Atividades de Vida Diário

No mesmo dia, Manuel Pizarro inaugurou o Laboratório de Atividades de Vida Diário, um espaço destinado a ensinar, treinar e testar todas as atividades do quotidiano de uma pessoa com deficiência visual, supervisionadas e conduzidas por profissionais qualificados.

“Nunca deixaram de se renovar e de acompanhar as sucessivas inovações tecnológicas e científicas”, destacou o Ministro da Saúde, que agradeceu em nome do Estado Português à equipa que desenvolveu o equipamento e aos mecenas e entidades privadas que o apoiaram com os seus donativos.

De: https://www.sns.gov.pt/noticias