No âmbito do Dia Mundial da Visão, que se celebra a 12 de outubro, a Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) alerta para a importância de proteger a visão dos trabalhadores e, consequentemente, contribuir para evitar a ocorrência de lesões oculares associadas ao trabalho.

Segundo dados divulgados pela SPO, baseados no mais recente relatório da International Labour Organization (ILO) e da International Agency for the Prevention of Blindness (IAPB)Eye Health and the World of Work, cerca de 13 milhões de pessoas vivem com problemas de visão associados ao seu trabalho e anualmente ocorrem cerca de 3,5 milhões de lesões oculares no local de trabalho.

Ana Almeida, coordenadora do Grupo Português de Baixa Visão e Ergoftalmologia da SPO, afirma que “é muito importante dar destaque à Ergoftalmologia e relembrar que a saúde ocular deve ser uma prioridade diária, tanto em casa como no trabalho”. “Este alerta da SPO destina-se aos trabalhadores e aos empregadores, uma vez que estes últimos têm um papel crucial em assegurar que os cuidados oftalmológicos estão disponíveis e acessíveis para todos”.

Nos casos em que são detetadas de forma precoce, a maioria dos casos de perda de visão (cerca de 90%) podem ser evitadas ou tratadas. Nesse sentido, a médica oftalmologista sublinha que “é necessário priorizar a sensibilização para a saúde ocular no local de trabalho e, simultaneamente, implementar medidas eficazes para proteger a saúde e bem-estar dos colaboradores”. “Além de incluir os testes visuais na rotina de avaliação da saúde dos trabalhadores, importa informá-los sobre os deveres, direitos e responsabilidades que devem ser tidos em conta na prevenção de problemas oculares decorrentes da sua atividade profissional”.

De acordo com o estudo da ILO e da IAPB, a utilização de óculos pode melhorar a produtividade do trabalhador em 22%, o que evidencia que uma boa visão e saúde ocular são fundamentais para trabalhar melhor, transmite a SPO.

“Com base nos números apresentados neste relatório, as deficiências visuais relacionadas com o trabalho ocupam o terceiro maior fator causal de doenças da visão. Prevê-se que o número de pessoas que sofrem destes problemas aumente nos próximos anos, pelo que é urgente investir em ações preventivas para evitar impactos devastadores na vida dos indivíduos e dos seus familiares”, reforça Ana Almeida.

Para além do acompanhamento regular por um médico oftalmologista, a SPO recomenda que os trabalhadores adotem medidas preventivas como a utilização de óculos graduados, caso seja necessário e tenham, nesse sentido, prescrição médica; quando o trabalho requer olhar para ecrãs, fazer uma pausa de 20 segundos de 20 em 20 minutos e olhar para algo que esteja pelo menos a 6 metros de distância; piscar mais vezes os olhos durante o dia; posicionar o ecrã do computador a cerca de 10-12 cm abaixo do nível dos olhos e a 50-70 cm de distância; ajustar o brilho e o contraste dos ecrãs, assim como o tamanho do texto; utilizar óculos de proteção adequados nas atividades profissionais que o exigem e utilizar uma iluminação adequada e minimizar o encandeamento.

De: https://www.sapo.pt