Prova de ingresso na Residência Farmacêutica vai ter lugar em setembro. Segundo programa de Residência Farmacêutica arranca em janeiro de 2024.

O segundo concurso de acesso à Residência Farmacêutica, o programa de formação pós-graduada de farmacêuticos que arrancou em janeiro deste ano, vai contar com 139 vagas. Um despacho publicado em Diário da República, assinado pelo Ministro das Finanças, pela Secretária de Estado da Administração Pública e pelo Secretário de Estado da Saúde, fixa o número de vagas do concurso, cuja prova de ingresso se realiza no próximo mês de setembro, permitindo que um novo grupo de farmacêuticos inicie a formação diferenciada nas áreas de Farmácia Hospitalar, Análises Clínicas e Genética Humana, em janeiro de 2024. Foi igualmente publicado o aviso de abertura do procedimento concursal.

Com este segundo contingente, subirá para cerca de 280 o número de farmacêuticos a fazer a sua formação especializada no âmbito do programa de Residência Farmacêutica, que tem a duração de quatro anos e responde a um compromisso estabelecido pelo Governo com esta classe profissional, com o objetivo de valorizar a formação dos profissionais e qualificar os cuidados prestados à população.

A Farmácia Hospitalar, as Análises Clínicas e a Genética Humana – as áreas de exercício profissional cuja qualificação especializada é obtida pela frequência e aproveitamento na Residência Farmacêutica – são dimensões centrais na atividade farmacêutica, que têm também, desta forma, um papel reforçado. Ao todo, são disponibilizadas 98 vagas para a especialização em Farmácia Hospitalar, 33 para Análises Clínicas e 8 para Genética Humana, a maioria em instituições do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

No ano passado, a primeira edição do concurso de acesso à Residência Farmacêutica contou com a participação de mais de 300 candidatos, o que reflete o interesse dos profissionais na aposta na formação e também no SNS. A prova de acesso deste ano terá lugar no dia 28 de setembro.

Mais informação pode ser consultada no site da Administração Central do Sistema de Saúde.

De: https://www.sns.gov.pt/noticias/2023/08/18/139-vagas-para-formar-farmaceuticos-especialistas/