Localizado na Urgência Ginecológica/Obstétrica será uma mais-valia no atendimento às grávidas.

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) conta, desde o dia 7 de agosto, com uma nova sala operatória no Bloco de Partos, que fica localizada na Urgência Ginecológica/Obstétrica no Hospital de Santo André (HSA), em Leiria. Esta nova sala operatória permite a realização de cesarianas, aumentando a qualidade e segurança dos cuidados prestados à grávida em trabalho de parto.

De acordo com o CHL, esta sala contou com o financiamento do Programa de Incentivo Financeiro à Qualificação dos Blocos de Parto do Serviço Nacional de Saúde, uma medida estruturante na criação de condições de qualidade e segurança para grávidas, recém-nascidos e profissionais de saúde.

“A possibilidade de ter um bloco operatório dentro do Bloco de Partos é uma mais-valia e uma garantia de segurança incontestáveis. Este novo bloco vem dar resposta a uma necessidade sempre percecionada pelas equipas de Obstetrícia, Pediatria e Anestesiologia, de uma proximidade do bloco para as situações de emergência obstétrica que necessitem de rapidez de atuação”, destaca Andreia Antunes, diretora do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do CHL.

Além da mesa operatória, a nova sala dispõe de uma unidade de anestesia e de uma unidade de reanimação de recém-nascido.

De: https://www.sns.gov.pt/noticias/2023/08/08/nova-sala-operatoria-no-bloco-de-partos-do-chl/