Margarida Tavares participou em Reunião de Alto Nível dedicada ao reforço da imunização no âmbito da Presidência Espanhola da UE.
“A vacinação é uma das mais poderosas armas contra as doenças infeciosas, salvam milhões de vidas, e num mundo global vão adquirir cada vez maior importância”, disse Margarida Tavares, no dia 18 de julho, em Madrid.
A Secretária de Estado da Promoção da Saúde falava na reunião de Alto Nível dedicada ao reforço da imunização ao longo do ciclo de vida, no âmbito da Presidência Espanhola do Conselho da União Europeia.
Na presença da Secretária de Estado da Saúde de Espanha, Silvia Calzón, a governante portuguesa alertou que “num mundo em evolução, onde novas doenças surgem e as que existem persistem ou ressurgem”, é necessário insistir na comunicação dos benefícios da vacinação.
“Ao longo da história, as vacinas provaram ser uma das ferramentas mais eficazes na prevenção da propagação de doenças infeciosas”, salientou Margarida Tavares, relembrando a erradicação da varíola, a eliminação de inúmeras infeções um pouco por todo o mundo e o mais recente sucesso da vacinação contra a Covid-19.
Na sua intervenção, a Secretária de Estado da Promoção da Saúde defendeu ainda o papel da vacinação como ferramenta primordial da saúde pública e de promoção da saúde. “As vacinas têm o poder de aproximar gerações e proteger famílias inteiras: das crianças aos mais idosos”, disse a governante.
Perante o desafio da desinformação e da hesitação vacinal, “que persiste”, Margarida Tavares assumiu a necessidade de continuar a defender as vacinas à escala global e de combater as desigualdades de acesso. Para isso, a secretário de Estado defendeu o reforço do direto à saúde e a importância de partilhar informação baseada na evidência, para superar “a ignorância, o medo e o preconceito”, trabalhando ao mesmo tempo para que as vacinas “sejam acessíveis a todos, independentemente da condição social ou da geografia”.
No final da sua intervenção, Margarida Tavares deixou um apelo a todos os presentes na reunião de Alto Nível, para que se tornem “embaixadores incansáveis da vacinação e defensores da ciência”, salientando que “existe oportunidade de construir um futuro mais saudável e mais feliz”.
De: https://www.sns.gov.pt/noticias/2023/07/25/as-vacinas-salvam-vidas/