NotíciasSaúde

Radioterapia Flash

Por 3 de Junho, 2022No Comments

CHULN vai integrar um projeto europeu para testar uma técnica inovadora

O Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN), constituído pelos hospitais Santa Maria e Pulido Valente, vai integrar um projeto europeu para testar a aplicação clínica de uma técnica inovadora, denominada “radioterapia Flash”, em doentes com cancro de pele.

De acordo com o CHULN, único centro hospitalar português a integrar o consórcio internacional FLASHKNiFE, a “radioterapia Flash” permite realizar apenas uma sessão de tratamento em cada doente.

Com um orçamento total de 8,2 milhões de euros, o consórcio internacional pretende introduzir na prática clínica o novo equipamento de radioterapia que se distingue pela possibilidade de utilizar tecnologia Flash, permitindo uma “resposta radiobiológica inovadora”.

Para promover a aplicação clínica da radioterapia Flash, o Consórcio irá realizar a partir de 2023 um ensaio clínico multicêntrico em cancro da pele. Mais de 10 milhões de doentes são tratados anualmente em todo o mundo com recurso à radioterapia, uma ferramenta essencial para o tratamento do cancro, juntamente com a cirurgia e a quimioterapia.

No entanto, 30% a 40% dos doentes tratados são resistentes à radioterapia e os efeitos colaterais induzidos pela radiação limitam a dose de radiação administrada no tumor.

“O conceito da tecnologia Flash permite administrar uma elevada dose de radiação em microsegundos (400 vezes mais rápida do que a irradiação convencional), e observou-se redução da toxicidade em estudo pré-clinicos, sendo uma arma mais eficiente no tratamento do cancro”, destaca o CHULN.

O consórcio, cofinanciado pelo Instituto Europeu de Inovação & Tecnologia para a Saúde (EIT Health) e pelas instituições parceiras, está a desenvolver e testar um novo acelerador que pretende solucionar este desafio utilizando a radioterapia Flash.

Segundo o CHULN, o Consórcio reúne instituições de grande relevo em toda a Europa, as quais trabalharão nos próximos três anos para atingir este objetivo: PMB, Alcen, Institut Gustave Roussy, Centro Hospitalar Lisboa Norte, Universitätsklinikum Erlangen e ProductLife Group.

Para saber mais, consulte:

CHULN > Sala de imprensa

De: https://www.sns.gov.pt/noticias/2022/06/03/radioterapia-flash/