NotíciasSaúde

CMIN Summit’22

Por 30 de Maio, 2022No Comments

Caminhada no Parque da Cidade do Porto encerra congresso.

O congresso do Centro Materno Infantil do Norte, o CMIN Summit’22, que este ano tem como tema “Cérebro e Saúde: Proteger o Cérebro e Cuidar da Saúde”, decorre de 29 de junho a 2 de julho, no Porto, e vai culminar com uma caminhada no Parque da Cidade dedicada à comunidade.

“O objetivo é juntar a comunidade CMIN: famílias, profissionais de saúde e funcionários. Queremos estimular estilos de vida saudável e partilhar bons momentos. Cada vez mais sabemos que a obesidade e o excesso de peso são fatores de risco cardiovascular. Queremos que, em família, todos pratiquem exercício e, com isto, cultivar um momento de convívio”, explicou a médica Ana Teixeira da comissão organizadora do CMIN Summit’22.

A caminhada, agendada para sábado, dia 2 de julho, terá início às 10 horas no Parque da Cidade do Porto e estão convidadas as grávidas, pais e mães, crianças e adolescentes, os avós, bem como todos os cuidadores associados a doentes do CMIN para “um momento de convívio” com os profissionais de saúde e funcionários desta unidade pediátrica que pertence ao Centro Hospitalar Universitário do Porto.

De acordo com um estudo feito no âmbito do projeto “Childhood Obesity Surveillance Initiative” (em português “Iniciativa de Vigilância da Obesidade Infantil”), as crianças portuguesas com idades entre os 6 e os 8 anos mostram uma prevalência de excesso de peso e obesidade em 2008 de 37.9%, percentagem que diminuiu para 29,6% em 2019.

Ana Teixeira sublinhou a importância de fazer este alerta aos mais novos, envolvendo-os em iniciativas dedicadas a estilos de vida saudável, porque “ao falar aos jovens e às crianças, estas são um veículo de comunicação com a restante família”.

O CMIN Summit’22 decorre ao longo de três dias no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, com transmissão online.

De: https://www.sns.gov.pt/noticias/2022/05/30/cmin-summit22/