NotíciasSaúde

CHEDV | Missões humanitárias

Por 24 de Maio, 2022No Comments

Médicos anestesiologistas participam em missões em África.

Médicos do Serviço de Anestesiologia do Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV) participaram em missões humanitárias na Guiné-Bissau e em Moçambique, sendo responsáveis pela logística, estratégia clínica e formação de profissionais de saúde.

Catarina Campos Costa, médica anestesiologista do CHEDV, participou, entre 8 e 18 de maio, na missão promovida pela Health4Moz em Moçambique, sendo responsável pela formação em Suporte Básico de Vida (SBV), Suporte Avançado de Vida e eventos críticos.

A missão decorreu integrada em ensino pré-graduado a alunos do 5.º ano de medicina, e no ensino pós-graduado a cirurgiões, pediatras e anestesiologistas. Nas faculdades de medicina foi lecionado o «5.º curso teórico-prático de introdução à cirurgia pediátrica» durante 10 dias, nas cidades de Beira, Maputo e Nampula. Cerca de 180 alunos e profissionais puderam assistir a sessões teóricas de casos clínicos cirúrgicos e de trauma, bem como sessões práticas de suturas, SBV e atuação em trauma.

Na Guiné-Bissau, Emília Lima Silva, médica anestesiologista do CHEDV, participou, entre 26 de março e 9 abril, como responsável pela logística e estratégia clínica da equipa de Anestesia na missão «Rumo a Guiné 2022» da Associação Bisturi Humanitário. A missão teve como objetivo proporcionar aos utentes do Hospital Nacional Simão Mendes cuidados cirúrgicos na área de Ortopedia e formação em diversas áreas médicas, incluindo Anestesiologia.

O projeto de intervenção cirúrgica da Missão Rumo à Guiné 2022 foi estruturado na possibilidade de ter movimento operatório em 2 salas contíguas. Durante 9 dias, que corresponderam a 16 tempos operatórios de cerca de 8-9 horas, foram efetuadas cirurgias ortopédicas programas e de urgência.

De: https://www.sns.gov.pt/noticias/2022/05/24/chedv-missoes-humanitarias/