NotíciasSaúde

Dia Mundial da Higiene das Mãos

Por 5 de Maio, 2022No Comments

DGS e unidades de saúde celebram data com várias atividades.

A Direção-Geral de Saúde (DGS), através do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos (PPCIRA), comemora o Dia Mundial da Higiene das Mãos a 4 e 5 de maio.

Esta iniciativa, com metodologia adaptada da Organização Mundial da Saúde (OMS), tem por objetivo incentivar a realização de ações comemorativas, quer ao nível das unidades de saúde, quer na comunidade em geral, alertando para a importância da higiene das mãos na prevenção de infeções e de resistências aos antimicrobianos.

Em 2022, a OMS definiu como tema da campanha “Cultura de Qualidade e Segurança em Saúde, que Valorize a Higiene das Mãos” e o slogan “Juntos pela Segurança: Higienize as suas Mãos”.

No dia 4 de maio, pelas 14 horas, realiza-se um webinar para profissionais de saúde e todos os interessados podem assistir diretamente, via Youtube, através do link https://youtu.be/Um3wpRwZ4tE.

Entre 2 e 6 de maio celebra-se também a Semana das Precauções Básicas de Controlo de Infeção, datas em que os profissionais de saúde vão promover a higiene das mãos, reconhecendo que todos devemos colaborar para melhorar a cultura de segurança nas unidades de saúde e na comunidade.

A DGS lembra que a Higiene das Mãos e as Precauções Básicas de Controlo de Infeção são uma responsabilidade partilhada.

Neste contexto, a Unidade Local de Saúde da Guarda associa-se à celebração do Dia Mundial da Higiene das Mãos, tendo agendadas diferentes atividades para os dias 4 e 5 de maio 2022.

Durante os próximos dias será possível conhecer o rosto dos elos do PPCIRA em cada unidade da instituição e serão partilhados marcadores de livros com os utentes, bem como um vídeo que estará disponível nas salas de espera da Consulta Externa.

De: https://www.sns.gov.pt/noticias/2022/05/04/dia-mundial-da-higiene-das-maos-3/