Apelo para reforçar medidas de proteção na época festiva.

A Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, alertou hoje, dia 13 de abril, que o número de casos de Covid-19 mantém-se elevado e reforçou o apelo para que no período da Páscoa a população adote medidas de proteção, como o uso de máscara.

Num balanço da situação epidemiológica, Graça Freitas disse que o número de novos casos de Covid-19 nos últimos sete dias ainda rondou os 60 mil, um número superior aos picos das curvas epidémicas anteriores, exceto no último Inverno.

“Ainda estamos longe de uma atividade baixa que permita chegar a um nível seguro”, afirmou Graça Freitas, considerando que apesar de estável e com tendência decrescente, a incidência do coronavírus SARS-CoV-2 ainda está elevada, assim como a transmissibilidade.

Graça Freitas sublinhou que a mortalidade por Covid-19 traz “bastante preocupação”, adiantando que se encontra nos 28,6 óbitos a 14 dias por milhão de habitantes, valor que continua superior ao limiar de 20 óbitos a 14 dias por milhão de habitantes definido pelo Centro Europeu de Controlo de Doenças e que constitui uma das referências determinadas pelo Governo para o país passar para um nível sem restrições de controlo da pandemia.

A Diretora-Geral da Saúde ressalvou que já está a haver uma “tendência ligeiramente decrescente” da mortalidade, mas “vamos ver se mantém ou não”.

Perante esta situação epidemiológica, Graça Freitas recomendou a adoção de “medidas de proteção individual”, nomeadamente a vacinação com a dose de reforço para quem está elegível, o uso da máscara obrigatória em espaços fechados, a lavagem das mãos, a etiqueta respiratória e a recomendação de fazer um teste à Covid-19 antes de ir para um convívio.

“A pandemia não acabou a nível global e em Portugal também não e não sabemos como vão ser os próximos meses”, salientou.

“Apelo para a participação de todos os cidadãos no sentido da sua proteção e dos outros, principalmente dos mais vulneráveis que são os mais velhos, mais doentes e pessoas que estão em instituições”, insistiu Graça Freitas.

Quanto aos doentes com Covid-19, a Diretora-Geral da Saúde disse que devem manter-se isolados.

De: https://www.sns.gov.pt/noticias/2022/04/13/covid-19-pascoa/