CHMT recebeu três mil doentes em dois anos de pandemia.

O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) recebeu nos últimos dois anos cerca de 3 mil doentes com Covid-19 nas urgências e fez mais de 260 mil testes de despistagem ao vírus.

Em comunicado, o CHMT refere que “nos últimos dois anos passaram pelos Serviços de Urgência quase 3000 doentes positivos à Covid-19”, dos quais estiveram internados “1.733 em enfermaria dedicada” à doença e “473 doentes em cuidados intensivos”, refere o CHMT em comunicado.

Após dois anos da pandemia, o CHMT destaca também o acolhimento de “377 doentes transferidos de outras instituições” e os “267.949 testes de despistagem à covid-19” realizados pelo seu Serviço de Patologia Clínica.
Composto pelas unidades hospitalares de Abrantes, Tomar e Torres Novas, no distrito de Santarém, o CHMT cumpre hoje dois anos de combate à pandemia, uma data simbólica sobre o primeiro caso positivo de Covid-19, detetado em 16 de março de 2020 na Unidade de Tomar.

Segundo Casimiro Ramos, Presidente do Conselho de Administração do CHMT, “o balanço da resposta assistencial à maior crise de saúde pública mundial do século revela um esforço sem precedentes do CHMT na prestação de cuidados de excelência à população da região e, paralelamente, numa afirmação da instituição a nível nacional”.

Os dados acumulados de dois anos de combate à pandemia revelam que “os profissionais de saúde do CHMT prestaram assistência a 2.951 casos de utentes positivos à Covid-19” que acorreram aos Serviços de Urgência das três unidades hospitalares que integram a instituição, havendo a registar um total de 1.733 internamentos em enfermaria dedicada à covid-19, com uma média de 15,9 dias de internamento, e 473 doentes admitidos na unidade de cuidados intensivos covid-19, que permaneceram em tratamento na instituição uma média de 20,4 dias.

O CHMT destaca ainda os investimentos que foram afetos ao combate à pandemia totalizam, em dois anos, 13,644 milhões de euros, sendo metade deste valor “imputável à aquisição de reagentes para testagem” à Covid-19.

Ao nível de recursos humanos, o CHMT refere que o combate à pandemia nos últimos dois anos “conduziu a um reforço de profissionais de saúde”, atualmente com “mais 50 médicos ao serviço face a 2020, um saldo positivo de mais 59 enfermeiros, 63 assistentes operacionais e 33 técnicos de diagnóstico e terapêutica”.

O responsável conclui afirmando que “a pandemia não acabou e, apesar de estarmos apreensivos com os dados de novas infeções atuais, o CHMT está preparado para continuar com uma robusta resposta aos doentes COVID-19, intensificando, paralelamente, o esforço de recuperação da atividade não Covid em 2022.”

De: https://www.sns.gov.pt/noticias/2022/03/17/covid-19-balanco-de-dois-anos/