NotíciasSaúde

Reunião Informal de Ministros da Saúde

Por 16 de Março, 2022No Comments

Para discutir a resposta à situação que se vive na Ucrânia.

A Ministra da Saúde, Marta Temido, participou esta terça-feira, 15 de março, numa Reunião Informal de Ministros da Saúde por videoconferência convocada pelo seu congénere francês, no âmbito da Presidência do Conselho da União Europeia, para discutir a resposta à situação que se vive na Ucrânia.

Marta Temido juntou-se aos restantes governantes europeus na condenação ao ataque à Ucrânia e apelou ao imediato cessar do conflito armado. Na reunião, foram abordadas as várias formas de ajuda humanitária prestada pelos Estados-Membros e, da parte de Portugal, a ministra destacou as mais de “600 camas hospitalares disponibilizadas para acolher doentes, quer em cuidados intensivos, quer na área da oncologia e oncologia pediátrica.”

A ministra recordou ainda que o nosso país instituiu, a 1 de março, “um mecanismo de proteção temporária que atribui uma autorização automática de residência a cidadãos ucranianos e aos seus familiares que permite a atribuição de proteção social e de cuidados de saúde de forma também automática”. Em duas semanas, Portugal recebeu já mais de 8000 requerimentos de proteção temporária, dos quais 66% por parte de mulheres e 36% de crianças.

“Esta situação irá exigir um grande esforço da parte de todos nós e as dificuldades irão crescer à medida que o conflito se prolonga no tempo. Por isso, o nosso apelo é no sentido de uma maior coordenação do esforço comum”, sublinhou a governante.

No final, Marta Temido alertou ainda para o “impacto nos sistemas de saúde e as necessidades de estes continuarem a reforçar o financiamento e a capacidade de resposta a vários tipos de problemas, designadamente na área da saúde mental”.

De: https://www.sns.gov.pt/noticias/2022/03/15/reuniao-informal-de-ministros-da-saude-2/