NotíciasSaúde

Dia Mundial do Rim

Por 10 de Março, 2022No Comments

Data tem como objetivo alertar para a importância da saúde renal.

O Dia Mundial do Rim, que se assinala esta quinta-feira, dia 10 de março, tem como objetivo aumentar a consciencialização sobre a importância da saúde renal, bem como reduzir a frequência e o impacto da doença renal em todo o mundo.

Esta efeméride, que é uma iniciativa conjunta da Sociedade Internacional de Nefrologia e da Federação Internacional de Fundações do Rim, está este ano subordinada ao tema «Saúde Renal para Todos».

CHUA assinala data com ação de sensibilização

O Serviço de Nefrologia do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) associa-se às comemorações da data, através da promoção de diversas iniciativas direcionadas para a comunidade.

Assim, na manhã do dia 10 de março, a equipa multidisciplinar de Nefrologia esteve no Mercado Municipal de Faro a realizar uma ação de sensibilização, que consistiu na entrega de folhetos informativos sobre saúde renal, na aplicação de um questionário com questões sobre alimentação, saúde mental, atividade física e atividade social, bem como através da exibição de um vídeo com conteúdos informativos sobre a temática. Os profissionais estiveram também no local, disponíveis para prestar informação e esclarecer dúvidas.

Paralelamente, e a partir do mês de março, vai ser ainda iniciada a publicação de artigos com conteúdos sobre diversos temas de nefrologia, redigidos pela equipa multidisciplinar do serviço.

HVFX prepara iniciativas temáticas para comemorar efeméride.

O Serviço de Nefrologia do Hospital de Vila Franca de Xira (HVFX) preparou uma série de iniciativas para assinalar a data.

A primeira ação decorreu dia 8 de março, numa escola da Azambuja, dedicada a alunos do 4.º ano, com o objetivo de aumentar o conhecimento sobre saúde renal em todas as faixas etárias.

Adicionalmente, o Serviço de Nefrologia preparou ações de informação dentro do hospital, que decorreram nos dias 9 e 10 de março, e uma iniciativa de rastreio à população no dia 10 de março.

CHTS assinala data com exposição temática

O Serviço de Nefrologia do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) assinala o Dia Mundial do Rim com a exposição de cartazes informativos sob o mote «Aumentar o conhecimento para um melhor cuidado renal».

Patente, desde o início da semana, na entrada principal do Hospital Padre Américo, a exposição tem por objetivo sensibilizar a população, assim como os profissionais do centro hospitalar, para aspetos importantes sobre o rim.

De: https://www.sns.gov.pt/noticias/2022/03/10/dia-mundial-do-rim-3/