Doente vulnerável no Serviço de Urgência é o mote da campanha.

Doente vulnerável é o mote da primeira ação da “Campanha Segurança para todos 2022”, e que já está a decorrer, neste mês de fevereiro, no Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV).

Dirigida a profissionais de saúde, doentes, familiares e à comunidade em geral, esta campanha tem como principal objetivo promover a literacia em saúde, que garante, sempre, uma maior segurança do doente.

No âmbito da “Campanha Segurança para todos 2022”, o CHBV dedicou o mês de fevereiro à sensibilização, quer de profissionais, quer de toda a comunidade, para o doente vulnerável no Serviço de Urgência.

Com critérios bem definidos, é agora permitido, no Serviço de Urgência, um Acompanhante permanente junto do doente vulnerável (salvo em situações que coloquem em risco o normal funcionamento do serviço). Para identificar estes doentes, foi adotada a Pulseira Roxa.

Este método identifica no Serviço de Urgência (SU) o doente vulnerável (doente que se encontra temporal ou permanentemente incapaz de decidir e/ou dependente de terceiros ou portadores de patologias que constituem riscos para o próprio ou para a comunidade), garantindo, assim, uma maior segurança e humanização dos cuidados prestados.

De acordo com o CHBV, ao longo dos restantes meses do ano, serão apresentados outros temas relevantes, sendo que todos eles mantêm objetivos semelhantes como promover a literacia em saúde e a melhoria contínua da segurança do doente.

De: https://www.sns.gov.pt/noticias/2022/02/23/chbv-seguranca-para-todos-2022/