Trabalho de investigação do INSA aponta para redução de anticorpos após a vacinação.

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através dos seus departamentos de Doenças Infeciosas e de Epidemiologia e do seu Serviço de Saúde Ocupacional, desenvolveu um estudo prospetivo de coorte a profissionais de saúde vacinados e não-vacinados ao longo de 12 meses, com o objetivo de comparar dados relativos aos anticorpos específicos contra o SARS-CoV-2 após a vacinação contra a Covid-19.

Os resultados deste trabalho, agora publicados na revista Vaccines, confirmam a existência de diferentes títulos de anticorpos de ligação e de neutralização ao longo do tempo.

O estudo acompanhou uma coorte de 132 profissionais do INSA vacinados e/ou com infeção prévia por SARS-CoV-2, tendo sido observado que após a segunda dose da vacina ocorreu um aumento de 10 vezes do título de anticorpos contra este vírus. Foi igualmente observado um aumento dos anticorpos neutralizantes do SARS-CoV-2 na mesma ordem de grandeza.

Cerca de seis meses após a vacinação primária completa, foi observada uma diminuição em oito vezes do título de anticorpos induzidos pela vacinação Covid-19, sendo esta diminuição menos acentuada para os anticorpos com capacidade para a neutralização do vírus. Este trabalho de investigação multidisciplinar permitiu assim contribuir para o conhecimento científico na área da Covid-19.

Para saber mais, consulte:

De: https://www.sns.gov.pt/noticias/2022/02/22/covid-19-trabalho-de-investigacao/