NotíciasSaúde

Prémio Bial de Biomedicina 2021

Por 21 de Fevereiro, 2022No Comments

Ministra da Saúde participa na cerimónia que entregou o prémio ao imunologista Drew Weissman.

A Ministra da Saúde, Marta Temido, participou esta sexta-feira, dia 18 de fevereiro, na cerimónia de entrega do Prémio Bial de Biomedicina 2021 ao imunologista norte-americano Drew Weissman, que liderou a equipa de investigadores que integra Katalin Karikó, vice-presidente da BioNTech, dupla que desenvolveu a tecnologia que serviu de base à vacina contra a Covid-19.

O Prémio foi atribuído a um estudo pré-clínico de uma vacina contra o vírus Zika baseada na tecnologia genética de ARN mensageiro, atualmente utilizada em duas vacinas para a Covid-19.

“As vacinas de ARNm contra a covid-19 estão a tornar-se mais potentes” e que, “possivelmente, no futuro, uma única imunização pode ser suficiente e os reforços não serão necessários”, observou Drew Weissman.

O Prémio Bial de Biomedicina, no valor de 300 mil euros, é concedido pela Fundação Bial, que distingue, desta forma, um trabalho na área biomédica que tenha sido publicado após 1 de janeiro de 2012 e que traduza resultados de “excecional qualidade e relevância científica”. O júri da edição de 2021 foi presidido pelo neurocientista Ralph Adolphs, professor de psicologia, neurociências e biologia no Instituto de Tecnologia da Califórnia, nos Estados Unidos.

De: https://www.sns.gov.pt/noticias/2022/02/18/premio-bial-de-biomedicina-2021/