Reforço da prestação de cuidados de saúde mental de proximidade.

As Administrações Regionais de Saúde (ARS) vão desenvolver o seu próprio plano regional de saúde mental. Esta é uma das medidas previstas no decreto-lei aprovado hoje pelo Conselho de Ministros que estabelece “os princípios gerais e as regras da organização e funcionamento dos serviços de saúde mental”, dando continuidade à implementação da reforma da saúde mental inscrita no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Miguel Xavier, diretor do Programa Nacional para a Saúde Mental (PNSM), em declarações à Agência Lusa, revelou que cada região de saúde terá o seu próprio plano regional de saúde mental, para poder tomar “decisões adequadas às populações que bem conhece”.

O modelo previsto no diploma agora aprovado reforça “a perspetiva comunitária da prestação de cuidados de serviços de saúde mental”, aproximando os serviços dos cidadãos. Ao mesmo tempo, explicou o responsável pelo Programa Nacional para a Saúde Mental, da Direção-Geral da Saúde, serão também reforçadas as questões de articulação transversal com os cuidados de saúde primários

Recorde-se que o PRR inclui uma verba de 85 milhões de euros estando previsto para concluir a reforma da saúde mental, que será aplicada, entre outros investimentos, na criação de residências na comunidade que permitam retirar os doentes residentes em hospitais psiquiátricos, na construção de quatro unidades de internamento em hospitais gerais e na criação de 15 centros de responsabilidade integrados.

De: https://www.sns.gov.pt/noticias/2021/12/02/cada-ars-tera-um-plano-de-saude-mental/