NotíciasSaúde

Proteção de crianças e jovens

Por 19 de Novembro, 2021No Comments

DGS associa-se a campanha contra exploração e abuso sexual de crianças.

Comemora-se esta quinta-feira, dia 18 de novembro, o Dia Europeu para a Proteção das Crianças contra a Exploração Sexual e o Abuso Sexual

Para assinalar a data, a Direção-Geral da Saúde, numa colaboração conjunta entre o Programa Nacional de Prevenção da Violência no Ciclo de Vida e o Programa Nacional de Saúde Infantil e Juvenil, associa-se a mais uma edição da campanha internacional do Conselho da Europa.

A edição deste ano tem como mote «Tornar o círculo de confiança verdadeiramente seguro para as crianças». Os confinamentos impostos para conter a propagação de Covid-19 dificultaram o acesso a serviços de apoio pelas crianças e jovens, permanecendo, muitas delas, junto de pessoas que delas abusavam.

Nesta iniciativa encoraja-se todos os serviços de saúde, incluindo Núcleos de Apoio a Crianças e Jovens em Risco e Equipas de Prevenção da Violência em Adultos em centros de saúde e hospitais, a desenvolver atividades alusivas ao tema. O envolvimento de entidades públicas e da sociedade civil nestas iniciativas tem como objetivo maximizar o impacto efetivo na promoção dos direitos e proteção das crianças e jovens de forma transversal à sociedade.

Sabendo que grande parte das situações de abuso sexual de crianças ocorre em contexto de relação de confiança da criança e jovem, os serviços de saúde, ao prestarem cuidados em continuidade no ciclo vital das famílias, têm um importante na prevenção, deteção precoce e acompanhamento deste tipo de violência sexual, com especial alerta para os contextos familiares e de amizade.

De: https://www.sns.gov.pt/noticias/2021/11/18/protecao-de-criancas-e-jovens/