Data assinala-se anualmente no dia 8 de novembro.

Comemora-se esta segunda-feira, dia 8 de novembro, o Dia Internacional da Radiologia, uma data que tem como objetivo sensibilizar a sociedade para o papel fundamental que a Radiologia tem atualmente no rastreio, diagnóstico, tratamento e prevenção de muitas doenças.

HDS sensibiliza para o papel da Radiologia de Intervenção

Por ocasião desta efeméride, que este ano é dedicada à Radiologia de Intervenção, Pedro Marinho Lopes, médico especialista do Hospital Distrital de Santarém (HDS), explica que «a Radiologia de Intervenção é uma área de diferenciação, dentro do universo da Radiologia, que se dedica ao diagnóstico e tratamento de várias patologias de um modo minimamente invasivo, com recurso a técnicas de imagem».

Por outro lado, acrescenta, «a microinvasividade permite menor risco de complicações, tratamento de doentes com mais comorbilidades e internamentos de menor duração».

Segundo o especialista, os procedimentos realizados no âmbito da Radiologia de Intervenção podem dividir-se em diagnósticos, sobretudo biópsias orientadas por técnicas de imagem (ecografia, fluroscospia, tomografia computorizada e ressonância magnética) e procedimentos terapêuticos.

Pedro Marinho Lopes explica que há diversas técnicas disponíveis, destacando-se as drenagens percutâneas, as termoablações percutâneas (já incluídas por exemplo nas guidelines do tratamento de hepatocarcinoma e dos tumores de células renais) e as técnicas de embolização endovascular (seja no contexto de tratamento de neoplasias, seja no contexto de tratamento de hemorragia ativa).

De: https://www.sns.gov.pt/noticias/2021/11/08/dia-internacional-da-radiologia/