CHL dedica o mês de novembro à sensibilização da doença.

A Unidade Integrada da Diabetes do Centro Hospitalar de Leiria (CHL), integrada na Unidade Coordenadora e Funcional da Diabetes do Agrupamento de Centros de Saúde Pinhal Litoral, dedica o mês de novembro ao tema da Diabetes, através da sensibilização da comunidade para a importância do acesso aos cuidados de saúde para prevenir e tratar a doença.

Estas iniciativas inserem-se nas comemorações do Dia Mundial da Diabetes, que se assinala em 14 de novembro.

Assim, durante o mês de novembro serão divulgados dados, alertas e dicas sobre a diabetes no site e nas redes sociais do CHL, bem como a elaboração de cartazes, que serão afixados na entrada principal do Hospital de Santo André e no átrio da Consulta Externa. Este ano assinala-se também o centenário da descoberta da insulina, um marco histórico para o tratamento e controlo da diabetes.

Para a Diretora do Serviço de Endocrinologia e Nutrição do CHL, Alexandra Vieira, «Na diabetes, a literacia em saúde é importante a dois níveis: na prevenção da doença e nos cuidados de saúde. A adoção de estilos de vida saudáveis (atividade física e alimentação saudável) são fundamentais para a prevenção da diabetes tipo 2 e para uma melhor gestão da doença caso ela já se tenha instalado».

De acordo com a Federação Internacional da Diabetes, o tema do Dia Mundial da Diabetes 2021-2023 foca o acesso aos cuidados para a diabetes, pois ainda existem milhões de pessoas no mundo que não têm os cuidados de saúde que necessitam.

De: https://www.sns.gov.pt/noticias/2021/11/04/dia-mundial-da-diabetes-9/