Hospital de Braga associou-se a projeto inovador de robótica.

O Hospital de Braga foi palco da testagem de um robô de desinfeção de espaços hospitalares, um equipamento que aquela unidade equaciona vir a adquirir, por aumentar a prevenção de infeções e garantir a segurança dos profissionais.

De acordo com o Hospital de Braga, o novo sistema promove uma maior sustentabilidade ambiental, «uma vez que desinfeta sem recorrer a agentes tóxicos e contaminantes tradicionalmente usados para o efeito».

«Este novo sistema, denominado “Zhello”, é uma tecnologia de execução simples, prática e integrada, composta por um robô autónomo móvel, torres de desinfeção e um sistema de gestão de operação eficiente. A solução garante não só o aumento da eficácia na desinfeção, como permite um ganho ao nível da eficiência na operação», acrescenta o hospital.

«A versatilidade do Zhello possibilita que responda a diferentes necessidades, sendo que, além de permitir a gestão de múltiplas rotas de desinfeção, pode automatizar outros processos logísticos, como são exemplo os carros de refeições hospitalares», acrescenta.

Para o Presidente do Conselho de Administração do Hospital de Braga, João Porfírio Oliveira, estes projetos «são sempre uma mais-valia», uma vez que «contribuem para uma maior eficiência de processos, com maior flexibilidade e autonomia».

«O Hospital de Braga aceitou associar-se a este projeto não só por se tratar de um novo sistema robótico mais autónomo e intuitivo, que aumenta a prevenção de infeções, mas também porque garante a segurança dos profissionais, nomeadamente no que diz respeito ao risco de exposição à radiação», referiu.

De: https://www.sns.gov.pt/noticias/2021/10/08/desinfecao-de-espacos-hospitalares/